fbpx

Igrejas precisam de contabilidade?

 em blog

Apesar de serem isentas de impostos, as igrejas precisam sim manter em dia a contabilidade. No entanto, isso não acontece em muitos casos e várias instituições religiosas ainda estão irregulares.

Assim, a contabilidade para igrejas é o assunto desse post, que será esclarecido a seguir. Continue lendo para mais informações!

A importância de fazer a contabilidade para igrejas

Hoje em dia, muitas igrejas funcionam de maneira irregular, sem CNPJ e Alvará, por exemplo, e não enviam as informações necessárias ao Fisco.

Isso se dá, em geral, porque quem é responsável pela igreja não sabe quais são as obrigações com a regularização.

Primeiro, é importante saber que quando uma igreja é aberta ela precisa:

  • Ter contabilidade atualizada;
  • Entregar ECF;
  • Entregar ECD;
  • Entregar EFD Contribuições;
  • Entregar DIRF;
  • Entregar RAIS;
  • Entregar SEFIP;
  • Entregar ESOCIAL;
  • Entregar DCTF.

Se essas obrigações não forem apresentadas, a igreja será multada. Nesse caso, as multas variam de acordo com o tempo de atraso e com a forma de atuação da igreja.

Sendo assim, caso a igreja não tenha a contabilidade atualizada, é importante fazer o registro dos últimos 5 anos e entregar ao Fisco.

Caso a igreja não regularize sua situação, quem administra pode ter sérios problemas, isso porque a omissão das informações ao Fisco caracteriza crime fiscal.

Para que você entenda melhor o que é necessário para a contabilidade para igrejas, explicamos a seguir.

O que é necessário para a regularização de uma igreja

Contabilidade e tributo

A igreja é imune a tributos, mas é fundamental que cumpra com suas obrigações. A contabilidade deve ser feita com retenções do Imposto de renda, INSS e ISS.

Assim, a igreja precisa contabilizar

  • Doações a pastores e pregadores;
  • Ofertas tiradas para presentear aniversariantes, etc;
  • Pagamento de aluguéis, contas de consumos em geral;
  • Contratações de empresas Prestadoras de Serviços, que devem sempre emitir nota fiscal;
  • Todos os comprovantes de saídas e despesas da igreja.

Responsabilidade civil e criminal

Os Estatutos das Igrejas precisam estar adaptados à legislação, sendo assim, devem estar contidas informações como movimentações bancárias, casamentos realizados, batismos, oneração de bens, entre outras coisas.

O dízimo e ofertas recebidas na igreja devem ser utilizados para sua finalidade definida. As igrejas que fazem mal uso do dinheiro do dízimo e ofertas são condenadas por estelionato espiritual.

Questões trabalhistas

Além de tudo o que já foi citado, as igrejas também precisam estar em dia com as questões trabalhistas, assim, toda vez que contratarem alguém para desempenhar um serviço, devem fazer o recolhimento dos impostos trabalhistas. Dessa forma, qualquer pessoa que desempenha trabalho em igreja precisa ter registro na carteira de trabalho, pois isso evita problemas à instituição religiosa.

 

Nesse artigo você conferiu a importância da contabilidade para igrejas. É importante lembrar sempre que mesmo a igreja sendo isenta de impostos, não é descartada a necessidade de estar dentro da lei. Agora, é fundamental observar como anda a situação da igreja e se houverem pendências, recomenda-se a contratação de um contador especializado na área, pois ele saberá como lidar com todas as questões e a melhor forma de regularizar a situação sem dor de cabeça.

Se o conteúdo foi útil, compartilhe!

Caso sua igreja esteja sem contabilidade mensal, entre em contato conosco, somos especialistas em contabilidade para igrejas!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Faça um Orçamento